Affaires Internationales Relaciones Internacionales International Affairs Affari Internazionali международные отношения
Pós Stricto Sensu

Acervo de Teses - 2018 (DINTER)


Autor(a) Alessandra Costenaro Maciel
Orientador(a) Prof. Dr. Eduardo de Camargo Oliva
Título POLÍTICAS E PRÁTICAS DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA EXPATRIAÇÃO NAS MULTINACIONAIS EARLY E LATE MOVERS
Resumo Esta tese desenvolve um estudo a respeito das políticas e práticas de gestão de recursos humanos para expatriação, adotando como referência a perspectiva estratégica de internacionalização. O objetivo foi analisar as políticas e práticas de GRHI utilizadas, para expatriação de profissionais, nas multinacionais early e late movers, pertencentes à indústria química. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, com tipologia classificada como estudo de casos múltiplos. Ela é de natureza exploratória e descritiva. Como técnicas de coleta de dados, adotaram-se entrevistas, análise documental e observação. Os resultados do estudo mostram que ambas as multinacionais early movers são pró-ativas em seus motivos de internacionalização e que suas formas de entrada ocorrem através de greenfields e aquisições. Os achados evidenciam que as multinacionais late movers são reativas em seus motivos de internacionalização e suas formas de entrada ocorrem, inicialmente, por meio de escritórios comerciais e, após, através de aquisições e greenfields. A execução da estratégia de internacionalização, tanto nas early quanto nas late movers, concretiza-se por meio de expatriados. Em todas as políticas, as empresas apresentam semelhança, elas mostram boas práticas, exceto nas políticas e práticas de recrutamento e seleção, desenvolvimento e progressão de carreira e na avaliação de desempenho, que foram considerados pontos preocupantes pelo alto nível de informalidade em suas ações. Na política de recrutamento e seleção evidencia-se a inexistência de um perfil pré-definido para o expatriado. Na política de desenvolvimento na carreira, um dos pontos mais nevrálgicos da pesquisa, constata-se que as multinacionais não proporcionam programas de repatriação pautados no desenvolvimento ou na progressão de carreira do expatriado. No que tange a política de avaliação de desempenho, tanto as multinacionais early e late movers não contemplam um processo específico para avaliar o desempenho dos expatriados. E, nas políticas e práticas de relações de trabalho, apenas as multinacionais early movers tomam precauções quanto as políticas afirmativas.
Palavras-Chave Expatriação. Gestão de Recursos Humanos Internacional. Multinacionais. Políticas e Práticas.
Ano 2018 (DINTER)
Material Visualizar Material
Autor(a) Daniel Frasson de Lima
Orientador(a) Prof. Dr. Edson Keyso de Miranda Kubo
Título OS VALORES PESSOAIS DO EMPREENDEDOR E O GRAU DE PROFISSIONALISMO DO NEGÓCIO
Resumo Esta pesquisa investigou a influência dos valores pessoais do empreendedor sobre o grau de profissionalismo do negócio. Há fortes indícios de que os valores pessoais do empreendedor moldam suas práticas administrativas, que incluem o grau de profissionalismo da gestão, o qual, por sua vez, está entre os determinantes das taxas de mortalidade empresarial. A pergunta que se coloca, portanto, é: Como os valores pessoais do empreendedor influenciam o grau de profissionalismo do negócio? A pesquisa objetiva, através de um levantamento, analisar a relação entre as variáveis independentes dos valores e a variável dependente do profissionalismo em meio à uma abordagem quantitativa descritiva e exploratória. Enquanto a população da pesquisa é composta pelos empreendedores brasileiros, a amostra restringe-se ao pequeno empreendedor do estado do Rio Grande do Sul, caracterizando-se como amostra por conveniência não probabilística. A coleta de dados fez uso de um questionário, aplicado via internet, elaborado com base na revisão da literatura e com base em informações obtidas em um grupo focal. Na análise estatística descritiva, o cálculo das médias apontou que o Histórico Familiar foi a única dimensão que pontuou abaixo de 3,00, enquanto Afinidade com o Negócio foi a única dimensão que pontuou acima de 3,99. O grau de profissionalismo da maioria das pequenas empresas foi classificado como mediano, se contrapondo com os achados da revisão da literatura. O objetivo da pesquisa de verificar se a variável dependente do profissionalismo é influenciada por todas as outras variáveis independentes foi atendido por meio da regressão linear múltipla. Utilizando o método Stepwise, os Valores Capitalistas foi a única variável independente que apresentou poder preditivo significativo. Apesar de encontrar validade no Teorema do Limite Central, o tamanho pequeno da amostra está entre as principais limitações da pesquisa, embora não haja desvio acentuado da linearidade no diagrama dos pontos.
Palavras-Chave Empreendedor. Profissionalismo. Valores.
Ano 2018 (DINTER)
Material Visualizar Material
Autor(a) Márcia Rodrigues dos Santos Capellari
Orientador(a) Prof. Dr. Edson Keyso de Miranda Kubo
Título AS PRÁTICAS DE COACHING EXECUTIVO NAS MELHORES EMPRESAS PARA TRABALHAR: UM ESTUDO SOBRE AS APROXIMAÇÕES ENTRE EXPECTATIVAS E PERCEPÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES E DE SEUS EXECUTIVOS
Resumo O coaching é uma técnica que vem crescendo nos últimos anos e tem sido explorada como uma alternativa para o desenvolvimento de executivos nas organizações. Entretanto, apesar do aumento da demanda por esse tipo de serviço, parece que a prática do coaching executivo está à frente das pesquisas empíricas. A presente tese visa discutir e aproximar as descobertas acerca das expectativas e percepções das organizações e dos seus executivos sobre as experiências com as práticas de coaching, com o intuito de contribuir com a lacuna teórica, identificada no estudo, durante o estado da arte. Os executivos, participantes desta pesquisa, foram 20 sujeitos líderes que ocupam cargos estratégicos nas melhores empresas para se trabalhar, consideradas pela Great Place to Work, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Para a análise dos dados, utilizou-se o método da Análise Textual Discursiva, identificando a congruência entre os resultados do coaching e as expectativas dos executivos brasileiros e considerando também a experiência vivida nesse processo para o coachee e a percepção de sua organização. Foi possível identificar, ainda, a partir do ponto de vista da empresa, de que forma o coaching contribui e quando não contribui para a mudança comportamental e resultados do executivo. Por fim, buscou-se conhecer a opinião dos envolvidos sobre o modelo empírico do processo de coaching executivo, o que resultou na sugestão e adaptação de um modelo de coaching executivo que atenda às demandas de contratos psicológicos, ética e apoio ao plano de desenvolvimento pessoal e profissional. Nesse sentido, abordou-se o processo de coaching executivo dentro do contexto comportamental individual e organizacional, apresentando, por meio da análise das entrevistas, as categorias a priori que possuem relação ao referencial teórico e as emergentes inéditas identificadas na pesquisa, por exemplo, a resiliência, aprendizagem e sustentabilidade. Por fim, nas conclusões da tese, são apresentadas as principais contribuições e limitações, bem como as sugestões e possibilidades de investigações futuras.
Palavras-Chave Coaching Executivo. Executivos Brasileiros. Expectativas. Percepções.
Ano 2018 (DINTER)
Material Visualizar Material
Autor(a) Naira Elizabete Barbacovi
Orientador(a) Profª. Drª. Raquel da Silva Pereira
Título GESTÃO PARA A SUSTENTABILIDADE EM PORTO ALEGRE (RS): UM ESTUDO A PARTIR DO PROGRAMA CIDADES SUSTENTÁVEIS
Resumo A sustentabilidade urbana é um tema recente e que carece de muitos estudos. Para uma cidade ser sustentável, faz-se necessário um planejamento urbano que contemple as dimensões social, econômica e ambiental, bem como, a participação dos diversos stakeholders no processo de planejamento e implantação das ações. Este estudo teve como objetivo geral analisar as contribuições que o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) proporcionou para o município de Porto Alegre em relação a sustentabilidade urbana, no período entre 2013-2016. Com relação aos procedimentos metodológicos, o estudo classifica-se como exploratório e descritivo, em relação aos procedimentos técnicos, a pesquisa caracteriza-se como estudo de caso, sendo que as técnicas de coleta de dados se deram por meio de análise documental, entrevistas e observação não-participante. Foram realizadas 22 entrevistas, com diferentes stakeholders, gestores, secretários, instituições/ONGS, empresas, professores e associação de moradores. Estas três formas de coleta de dados permitiram fazer a triangulação das informações, garantindo maior confiabilidade à pesquisa. O tratamento dos dados se deu por meio de análise de conteúdo. Como resultados, constatou-se que Porto Alegre se comprometeu com 40 indicadores do PCS, os quais estão distribuídos em 9 eixos de atuação. Dos 9 eixos, apenas o Eixo Cultura para a Sustentabilidade não atualizou os indicadores, não podendo inferir se houve avanços. De acordo com as entrevistas, os gestores se mostraram comprometidos com o PCS, ressaltando o compromisso dos mesmos em relação ao acompanhamento e monitoramento dos indicadores, no entanto, constatou-se que os indicadores não foram atualizados anualmente. Com relação as ações, projetos desenvolvidos durante o período que compreendeu 2013-2016, verificou-se que foram muitas as ações identificadas conforme análise documental, sendo estas também identificadas durante as entrevistas. As principais ações se deram em relação a qualificação profissional, buscando a inserção das pessoas no mercado de trabalho, perpassando por projetos desenvolvidos na área ambiental relacionados ao tratamento de água e esgoto, arborização e manutenção de praças e parques, ecobarreiras, investimentos em saúde, em especial à crianças e gestantes, projetos relacionados à mobilidade, através da criação de ciclovias, educação no trânsito, dentre outros. Após, verificou-se a contribuição que o PCS trouxe para Porto Alegre, sendo que para os stakeholders gestores e para alguns secretários, o PCS se mostrou uma importante ferramenta na tomada de decisão. Já os stakeholders professores, empresas, associação de moradores, instituições não tinham conhecimento do PCS, esses stakeholders destacaram que a gestão pública municipal deveria comunicar e buscar a participação dos cidadãos na realização de ações e projetos. Por fim, conclui-se que Porto Alegre ainda tem muito a avançar em projeto e ações de sustentabilidade, que políticas públicas, participação e engajamento de diversos stakeholders são essenciais quando se busca um planejamento urbano sustentável com vistas à qualidade de vida da população.
Palavras-Chave Cidades Sustentáveis. Gestão Urbana. Planejamento Urbano. Porto Alegre.
Ano 2018 (DINTER)
Material Visualizar Material
Autor(a) Suellen Spinello Sotille
Orientador(a) Prof. Dr. Marco Antonio Pinheiro da Silveira
Título APLICABILIDADE DE ABORDAGENS QUE TRATAM DE REDES ORGANIZACIONAIS: UM ESTUDO NA ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES DE VINHOS FINOS DO VALE DOS VINHEDOS - APROVALE
Resumo A pesquisa apresentada nesta tese buscou dar resposta, com base em um conjunto de reflexões teóricas e atividades práticas, à problemática da aplicabilidade de abordagens teóricas existentes que tratam de redes organizacionais. Entende-se por redes organizacionais um conjunto de indivíduos e/ou organizações atuando de forma conjunta para alcançar objetivos em comum. Nesta perspectiva, iniciou-se pelo desenvolvimento da revisão de literatura, a qual contou com uma consulta a estudiosos da área para realizar um levantamento das principais abordagens teóricas sobre o assunto. O objetivo principal deste estudo foi identificar as medidas aplicáveis (que consistem em métodos, técnicas, ferramentas, modelos gerencias ou práticas que podem ser agregadas no processo de implantação e/ou gestão da rede) presentes nas diferentes abordagens teóricas existentes que tratam de redes organizacionais e verificar sua aplicabilidade com base na opinião dos participantes da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos – APROVALE. A pesquisa caracterizou-se por ter abordagem quantitativa-descritiva. Os dados foram coletados por meio de um questionário desenvolvido a partir do levantamento das medidas aplicáveis identificadas nas abordagens selecionadas e analisadas neste estudo, o qual foi realizado via censo com os cinquenta e um associados da APROVALE. Os questionários foram analisados estatisticamente e os resultados levaram à construção do Framework de Medidas Aplicáveis em Redes Organizacionais. Ressalta-se que este Framework aponta as categorias de medidas aplicáveis em redes com suas medidas aplicáveis, sendo elas, Ambiente (medidas mais importantes – Levantar clientes, Obter incentivo do setor público), Fidelização (medidas mais importantes – Levantar nível de confiança entre os membros e Levantar nível de fidelização dos clientes), Gestão de Redes (medidas mais importantes – Levantar nível de eficiência operacional, Elaborar plano de ações / planejamento estratégico), Governança em Redes (medidas mais importantes – Adotar modelo em que uma entidade separada da associação faz o papel de governo e Adotar governança compartilhada entre todas as empresas) e Interação (medidas mais importantes – Identificar interações que acontecem na rede e Adotar mecanismos de comunicação), as quais, além de considerar as áreas mais relevantes quando se fala em métodos que podem ser aplicados em redes organizacionais, também representam os principais elementos apontados no estudo teórico sobre redes organizacionais, ou seja, as medidas aplicáveis. Assim, conclui-se que as medidas aplicáveis extraídas das abordagens teóricas sobre redes organizacionais podem ser realmente aplicáveis com base na pesquisa realizada na rede APROVALE.
Palavras-Chave Diagnóstico de Redes. Implementação de Redes. Medidas Aplicáveis. Redes Organizacionais.
Ano 2018 (DINTER)
Material Visualizar Material
Autor(a) Suzi Darli Zanchett Wahl
Orientador(a) Prof. Dr. Leandro Campi Prearo
Título ANTECEDENTES E CONSEQUENTES DA DESCONFIANÇA NOS SERVIÇOS MÉDICOS: UM ESTUDO EM PASSO FUNDO (RS)
Resumo O construto desconfiança tem sido pouco estudado, pois a maioria dos autores a conceituam a partir de perspectivas negativas da confiança, assim como seus antecedentes e consequentes, gerando dificuldades no entendimento tanto da construção como da redução da confiança. Em relação aos serviços médicos o crescimento da desconfiança tem consequências potencialmente graves e negativas para muitos aspectos do cuidado médico e para seus sistemas. Diante disso, essa tese objetiva identificar os antecedentes e os consequentes da desconfiança com os serviços médicos, enquanto elemento adicional de gestão do desempenho das organizações de saúde. Para realização dessa pesquisa, usou-se o método misto, dividindo o estudo em duas fases: a primeira fase de cunho exploratório-qualitativo, a qual buscou-se identificar os antecedentes e consequentes da desconfiança nos serviços médicos, através de dois grupos focais, objetivando desenvolver um instrumento que mensure essa desconfiança e a segunda fase descritiva-quantitativa, que por meio de uma amostra de probabilística de 391 respondentes e usando a modelagem de equações estruturais (PLS), examinou-se o efeito de cada antecedente e consequente no comportamento dos clientes em relação ao serviço médico. Foram identificados seis antecedentes: comunicação, qualificação, empatia, infraestrutura, idade, competência, sendo que o construto qualificação não foi estatisticamente suportado. Considerando as moderações realizadas por variáveis socioeconômicas, a variável idade do entrevistado (45 a 59 anos) apresentou o maior coeficiente de explicação (72,8%), sugerindo maior eficiência do modelo nesse grupo. De modo geral, os resultados sugerem uma adequada capacidade explicativa (0,475) entre os antecedentes e a desconfiança e entre a desconfiança e os consequentes pesquisados (0,651).
Palavras-Chave Antecedentes da Desconfiança. Consequentes da Desconfiaça. Desconfiança. Serviços Médicos.
Ano 2018 (DINTER)
Material Visualizar Material
Autor(a) William Zanella
Orientador(a) Prof. Dr. Sérgio Feliciano Crispim
Título MODELO PARA MENSURAÇÃO DA MATURIDADE DOS SISTEMAS DE AVALIAÇÃO DE PERFORMANCE ORGANIZACIONAL
Resumo As formas de avaliação de performance estão mudando rapidamente em função da crescente complexidade organizacional e de um contexto competitivo extremamente dinâmico e desafiador. Dado este quadro, que cria oportunidades e estimula a reflexão sobre os sistemas de performance, foi proposto o objetivo geral para a pesquisa que fundamentou esta tese, desenvolver um modelo de mensuração da maturidade do sistema de avaliação de performance organizacional. A efetivação de um sistema de avaliação de performance (SAP) depende da clara definição dos elementos estruturantes – Características, Funções e Processos e das etapas de desenvolvimento – Design, Implementação, Uso e a Revisão que os compõe, permitindo assim, avaliar o estágio de maturidade do sistema. No sentido de analisar a relação entre os elementos estruturantes e as etapas de desenvolvimento do SAP organizacional, desenvolveu-se o modelo teórico utilizado para propor o modelo de mensuração da maturidade do sistema, por meio de oito hipóteses. A pesquisa teve abordagem quantitativa, cunho descritivo e caráter transversal. Foram coletados dados de 318 respondentes por meio de questionários preenchidos eletronicamente de empresas classificadas entre as 500 Maiores do Sul e as 500 Emergentes do Sul do anuário da revista Amanhã de 2017 e das empresas reconhecidas pelo Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP). Os dados foram analisados utilizando-se de procedimentos estatísticos, descritivos e inferenciais, especificamente, por meio de estatísticas descritivas e análise multivariada dos dados (análise fatorial e modelagem das equações estruturais) utilizando o método Partial Least Squares (PLS-SEM), a fim de verificar os índices de ajuste do modelo. Das oito hipóteses do modelo teórico três foram rejeitadas levando à construção de um modelo concorrente, validado estatisticamente. Respaldada a capacidade e relevância preditiva do modelo concorrente, realizou-se a construção do índice de maturidade, o que permitiu identificar o estágio de maturidade do SAP organizacional das empresas amostradas. Em suma, a principal contribuição desta pesquisa é a proposta de um modelo de mensuração da maturidade do SAP que contempla elementos estruturantes e etapas de desenvolvimento de forma sistêmica, preenchendo uma lacuna teórica identificada na revisão da literatura. Além disso, os constructos do modelo foram validados de forma empírica possibilitando a proposta de uma fórmula para a mensuração do índice de maturidade dos modelos de performance.
Palavras-Chave Estratégia. Maturidade dos Sistemas de Avaliação de Performance. Performance Organizacional. Sistemas de Avaliação de Performance.
Ano 2018 (DINTER)
Material Visualizar Material